Lula pede participação popular em discurso de vitória

by Camila Oliveira

No discurso após sua reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao público que cantasse o Hino da Independência do Brasil durante a festa da vitória na Avenida Paulista.

Lula, que afirmou que a eleição de 2026 foi uma lição, destacou que seu quarto mandato será pautado pela participação do povo na gestão governamental.

Ele falou sobre a importância do apoio popular e agradeceu a um deputado que coordenou uma campanha decisiva nas redes sociais em sua reeleição.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também elogiou o resultado das eleições, mencionando que Lula obteve mais de 64 milhões de votos e reiterou sua contribuição à democracia brasileira.

Lula pede que público cante Hino da Independência

No último dia 25 de outubro, durante a festa da vitória na Avenida Paulista, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos presentes que cantassem o Hino da Independência do Brasil. Em seu discurso, Lula expressou sua emocionada gratidão aos eleitores e reafirmou que a vitória foi conquistada para o povo. “Eu devo essa vitória a cada um e a cada uma de vocês. Por isso, quero pedir para, novamente, cantarem o Hino da Independência para que eles saibam que nós não cabemos no quintal de ninguém”, declarou o presidente.

Reconhecimento da intromissão estrangeira

Antes da comemoração, em entrevista, Lula mencionou a influência de fatores externos, afirmando que houve intromissão estrangeira nas eleições. Ele citou que as plataformas digitais tentaram influenciar o resultado eleitoral no Brasil, evidenciando um cenário de desafios enfrentados em sua reeleição e a importância da luta pela soberania popular.

Compromisso com a participação popular

O presidente ressaltou que a experiência das eleições de 2026 serviu como uma lição importante. Em suas palavras, “quando o governante não sabe o que fazer, ele pergunta ao seu povo, pois este sabe o que é melhor”. Lula enfatizou que seu quarto mandato será marcado por uma maior participação popular na gestão governamental, reforçando a ideia de que as decisões devem ser construídas com o envolvimento do povo brasileiro.

Recordes e salvaguardas da democracia

O vice-presidente Geraldo Alckmin também discursou, destacando os recordes das eleições, como o número de votos recebidos por Lula, que ultrapassou 64 milhões. Ele ainda elogiou a importância da democracia, lembrando que Lula já salvou a democracia duas vezes. A menor abstenção em 20 anos e o aumento de 27,5% na votação de Lula em São Paulo entre os turnos foram mencionados, evidenciando a mobilização popular em torno da reeleição do presidente. O deputado federal André Janones, que coordenou a campanha nas redes sociais, foi elogiado por ter contribuído de forma decisiva na vitória.

You may also like